Viver Virtual

A longa jornada por dentro de mim, minhas expressões e coisas que aprecio.

Flower

Por que DOOM é um clássico?

DOOM

A minha história com este clássico dos games começou há anos atrás, adoraria poder lembrar  o ano certo, mas a idade não deixa. E eu não posso começar a falar de DOOM, sem antes falar num CD chamado 80 Excellent Games. Não faço ideia de como essa coletânea veio parar aqui em casa, mas lembro que entre os jogos, haviam maravilhas como Jazz Jackrabbit, Blackthorne, Heretic, Amaze e o já citado DOOM, que ficava na pasta número 04.

A versão de DOOM deste CD, era Shareware e um pouco diferente das versões que eu conheceria mais tarde, principalmente no quesito sonoridade: Os monstros falavam, havia gritos e frases bem sinistras. O clima era bem construído. Depois do Doom95 (criado pra rodar num ambiente 100% Windows, pois antes disso, só rodava em DOS), o cuidado com o som não era mais o mesmo.

No Shareware, só havia um episódio: o Knee-Deep in the Dead. E foi esse que eu sequei e muito: joguei, joguei e joguei! E por conta disso, todas as músicas das fases desse episódio jamais saíram da minha cabeça. Principalmente as de Hangar, Nuclear Plant, Toxin Refinery, Deimos Anomaly e Military Base – esta última é um secret level. Nessa época eu não sabia o que era internet, e muitos podem dizer que é impossível, mas eu aprendi muuuuuito jogando (sobre computadores), eu e meus irmãos.

Daí, depois de ter secado muito o DOOM I incompleto, no final de 2001, eis que sou apresentado à internet (Uaaaaau). Com a grande rede mundial de computadores em minhas mãos, fui procurar pelo DOOM II – o único da série que completei. Depois de uma básica busca no Google, achei a continuação para baixar, mais de 5 MB, em conexão discada – uma maravilha.

E foi na continuação que pude entrar na história do jogo: Enquanto no primeiro, estava sozinho e longe de casa, em Marte, tentando se salvar (pelo caminho você consegue ver os corpos mutilados de seus amigos), no segundo, lá estava você voltando pra Terra e a encontra totalmente destruída e infestada de monstros. Não demora muito para ser o único no combate. E essa coisa de o “último humano na Terra” funcionava muito bem em DOOM. E um pouco no que a história se sustentava, era mostrada através de textos logo após o final de cada episódio.

Você é o único humano restante na face do Planeta. Mutações canibais, aliens carnívoros e espíritos malignos são seus únicos vizinhos. Você se senta e espera pela morte, contente por ter salvado sua espécie (…) Você está no coração corrompido da sua cidade natal, cercado pelos corpos de seus inimigos.

Depois que o código-fonte do jogo foi liberado, fãs fizeram versões mais modernas (remakes), modelando armas e os monstros com 3D de verdade. Na versão que joguei, as fases não recebiam a mesma “atualização”. O visual ficou impressionante, comparando com os antigos. Pra PC, um que eu gostava bastante de jogar, mas que não mudava muita coisa do original, era o ZDoom. Este, além de aprimorar detalhes gráficos (como a explosão do Rocket Launcher) e adicionar pulo, agachar e mira ao jogador, também tornava mais fácil a tarefa de rodar outros clássicos como: Heretic, Hexen e até o ótimo Strife.

Atualmente, estou jogando DOOM II – Hell on Earth no PSP, com um Homebrew que permite você escolher um WAD e meter bala (literalmente). E é incrível como esse jogo ainda consegue me dar uns bons sustos (experimente jogar na escuridão total e com fones de ouvido). Quando terminar, irei finalmente completar o DOOM I, depois, o da vez é o Final DOOM (The Plutonia Experiment + TNT: Evilution).

Você conseguiu, a invasão terminou. A Terra foi salva. O Inferno está em ruínas. Você se pergunta aonde irão as pessoas ruins depois que elas morrerem. Você limpa todo o suor e sangue na sua testa e começa uma longa viagem de volta pra casa. Reconstruir a Terra deverá ser muito mais divertido do que destruí-la.

DOOM I e todo o seu primeiro episódio me faz voltar no tempo. Todos aqueles corredores, passagens secretas e demônios, fazem-me sentir como se estivesse passando por um teletransporte de volta para aqueles tempos. Bons tempos!

E pra você que já jogou: Por que DOOM é um clássico?

[04 de Abril - Atualização] Para minha total surpresa, este post foi parar lá no BrDOOM. Quem tiver interesse de ver os comentários, é só clicar aqui. Obrigado, Mauricio.

72 Comentários para “Por que DOOM é um clássico?”

  1. abril 2, 2009 às 22:31

    Rosana diz:

    Crítico do meu livro!

  2. abril 2, 2009 às 22:42

    Gisa Leão diz:

    E pra quem não jogou [nem jogará]
    fica a impressão de saudosismo…
    Das boas lembranças, de percepções
    outras…

    Olha aí… começas a se entregar mais
    em seus textos!

    Gostei muito, de verdade!
    =]

  3. abril 2, 2009 às 23:09

    . Minduim . diz:

    Se te disser que nem sei? $:

    Doom foi um jogo que talvez a computação gráfica com todos os novos efeitos não tire o brilho do primeiro. Ou isso.

  4. abril 3, 2009 às 03:58

    Caio Rodrigues diz:

    Pois é. Não adianta ter jogos mais reais que a realidade. Doom sempre vai estar no seu lugar de honra. Só preciso fazer funcionar de novo o Windows XP no VirtualBox do Ubuntu pra gente ter 3 PCs em rede. Jogando Doom, é claro!
    Pra jogar apenas Doom, deve ter mais de 3 PCs aqui funcionando. Então, em breve, campeonato Cooter’s Shot All Doom 2009! \o/

  5. abril 4, 2009 às 16:11

    Tiago diz:

    Doom formou o conceito padrão de jogo bom de muita gente por ter sido o primeiro grande jogo da geração pós-atari… Wolfenstein com certeza é um grande começo, mas a abrangência de Doom e a agressão que ele foi aos olhos das pessoas, com todos aqueles demônios, labirintos escuros, sangue a torto e a direito com um toque heavy metal nas músicas, ainda que em MIDI…

    Não adianta ter jogos mais reais que a realidade. Doom sempre vai estar no seu lugar de honra. [2]

  6. abril 4, 2009 às 21:08

    Mauricio diz:

    É realmente empolgante ver como Doom, um jogo lançado há 15 anos atrás ainda tem uma legião de fãs fiéis! Belo trabalho Marcus! E respondendo a pergunta, Doom é um clássico pois foi revolucionário na época de seu lançamento, foi extremamente popular, alcançando um patamar jamais atingido por um game, e definitivamente marcou uma época, transformando o mundo dos games de coisas coloridas para crianças em matança violenta, sangrenta e realista. Doom hoje em dia é sempre lembrado como um dos maiores clássicos (o melhor de todos, segundo a GameSpy), e será sempre lembrado com ternura para os que puderam experimentar a inigualável sensação de estourar a cabeça de um imp com uma shotgun!

  7. abril 4, 2009 às 21:32

    Marcus Melo diz:

    Com uma shotgun de dois canos! Heheheeheheh!

    Não sabia que DOOM tinha sido classificado como o melhor de todos os clássicos, segundo a GameSpy.

    O mundo colorido ficou dark, perigoso e sangrento! Ótima resposta, Mauricio.

    E a todos que comentaram: Tiago (você é da Comunidade Doom – Brasil?), Caio, Odijas, Gisa (Adorei seu comentário) e Rosana… Obrigado!

  8. abril 5, 2009 às 21:17

    Jorge Alberto diz:

    Joguei muito o DOOM.

    Obrigado pela visita. Seus comentários foram bacanas.

    Abraços

  9. abril 6, 2009 às 18:04

    Jacqueline Oliveira diz:

    Oi. Juro que depois volto pra ler tudo. Mas, vim responder teu comentário. Realmente, to achando que é comodismo também. Embora não seja de todo errado a mulher procurar pelo homem se gostou de conhecê-lo. Mas é que noite é uma coisa complicada… as pessoas acabam achando que todos só querem pegação o que nem sempre é verdade né. Mas a verdade é que nunca dá pra saber.
    obrigada pela visita ;)

  10. abril 6, 2009 às 21:42

    Paula diz:

    Humm… nunca joguei o DOOM. Nem conhecia, pelo que me lembro não (minha memória é ruim bléh).

    “no final de 2001, eis que sou apresentado à internet (Uaaaaau)” >> Caramba, eu fui apresentada em 1996, aos meus 13 anos.. =)

    “Com a grande rede mundial de computadores em minhas mãos, fui procurar pelo DOOM II – o único da série que completei. Depois de uma básica busca no Google, achei a continuação para baixar, mais de 5 MB, em conexão discada – uma maravilha.” >> Puts!! Uma maravilha mesmo, rir demais quando li este trecho, fiquei imaginando a cena. LOL

    “E é incrível como esse jogo ainda consegue me dar uns bons sustos (experimente jogar na escuridão total e com fones de ouvido).” >> Noussa, o jogo em si é assustador! Aff… alienígenas, corpos mutilados, aaff

    Marquito, dorei teu post, rir muito, por exemplo nesses que citei acima!
    Realmente, deu pra lhe conhecer neste post, como em todos os outros.
    Beijos Marquito, qq coisa me grita!
    Beijo

  11. abril 7, 2009 às 11:27

    Camila diz:

    Olá, obrigada pelo comentário no meu blog!
    Eu gosto demais do som do The Cure, Friday I’m in Love não é minha preferida porque todas as músicas do The Cure são ótimas, mas eu gosto demais! Merece mesmo um lugar em um Top Músicas Alegres! =]

    Comentando sobre seu post, nunca terminei DOOM, pra falar a verdade joguei uma vez no PSP de um amigo meu. Achei demaaiz, principalmente pela imagem escura.. demaaiz!

    Até!

    * E ah, meu, se você não assistiu Batman em IMAX você perdeu muita, mas muita coisa! O que eu escrevi não chega nem perto da imensidão que foi assistir isso, cara!

  12. abril 13, 2009 às 08:38

    érico diz:

    wow! muito bom esse artigo sobre doom! Eu tenho mas ainda não joguei o 3, e o que eu mais jogava com meus amigos era o 2… passavamos horas e horas brincando na frente do pc…

    gostei das coisas que você escreveu e mais tarde se algum dia eu vier a falar de doom no meu blog, gostaria de saber se posso fazer algumas citações sua e te indicar.

    parabéns!

  13. abril 13, 2009 às 09:30

    FranChico - Hora de Relaxar diz:

    sempre que lembro do doom, lembro do duke nukem 3d…

  14. abril 13, 2009 às 23:12

    sabiá diz:

    Olha já joguei o Doom 3 e terminei só que não tenho coragem de jogar novamente pois foi o jogo e acho que é o mais assustador e terrível jogo já criado, realmente sustos e mais sustos incrível muito bom e medo dá mesmo , medo muito medo quando se faz na pele do soldado , real muito real querem um conselho ?? joguem e sintam medo muito medo…recomendo só para os fortes………

  15. abril 14, 2009 às 00:17

    Daniel Consorti diz:

    Pois é! Lembro da primeira vez que joguei doom… num pc que meu pai trouxe do trampo… fiavam os dois jogando horas e horas… Com o som no pcspeaker (to velho!!!)

    Depois que eu reparei… vcs já viram como a música da primeira fase é muito parecida com master of puppets… O cara achou um jeito de homenagear até a banda preferida!!!!

    Já lançaram o Doom 3, DN3d, o CS, DOF… mas nenhum se compara ao charme e ao apelo que é o Doom!!! Melhor jogo de todos os tempos!

  16. julho 5, 2009 às 19:16

    Alisson diz:

    Eu tinha esse CD, acho que tenho ele, mas está perdido. Pelo que eu saiba, retiraram as vozes e efeitos sonoros “WOW” porque não caberia outros níveis, armas, e outras coisas no jogo.

  17. fevereiro 20, 2010 às 10:33

    Diogo Renan diz:

    Sim…bons tempo =),Doom 1 foi o primeiro jogo de pc que joguei na minha vida e ainda jogo =P .
    Esse jogo já cativou um lugar na minha memoria e ainda está cativando.
    PS: Achei o doom 3 uma porcaria pois tirou toda a magia do doom classico =(.

  18. julho 29, 2011 às 02:04

    FREDDIE diz:

    Buy@Cheap.Coral.Calcium” rel=”nofollow”>…

    Buywithout prescription…

  19. julho 29, 2011 às 05:27

    PERRY diz:

    Purchase@Coral.Calcium.Online” rel=”nofollow”>…

    Buywithout prescription…

  20. julho 29, 2011 às 11:03

    OTIS diz:

    Purchase@Abana.Online” rel=”nofollow”>..

    Buydrugs without prescription…

  21. julho 29, 2011 às 11:43

    LEO diz:

    Purchase@Cheap.Abana” rel=”nofollow”>…

    Buygeneric pills…

  22. julho 29, 2011 às 18:03

    SALVADOR diz:

    Cheap@Abilify.Online” rel=”nofollow”>..

    Buygeneric meds…

  23. julho 30, 2011 às 00:27

    EDUARDO diz:

    Cheap@Generic.Abilify.5mg.10mg.15mg.20mg.30mg” rel=”nofollow”>..

    Buygeneric pills…

  24. julho 30, 2011 às 17:48

    WALLACE diz:

    Purchase@Cheap.Acai” rel=”nofollow”>…

    Buygeneric drugs…

  25. julho 31, 2011 às 11:21

    LEWIS diz:

    Purchase@Acai.Without.Prescription” rel=”nofollow”>..…

    Buynow it…

  26. julho 31, 2011 às 12:55

    ENRIQUE diz:

    Buy@Acai.500mg” rel=”nofollow”>.…

    Buynow it…

  27. julho 31, 2011 às 19:52

    BRANDON diz:

    Cheap@Coral.Calcium.Online” rel=”nofollow”>..

    Buyno prescription…

  28. agosto 1, 2011 às 03:41

    JIMMIE diz:

    Buy@Discount.Coral.Calcium” rel=”nofollow”>..

    Buygeneric meds…

  29. agosto 1, 2011 às 14:40

    TERRENCE diz:

    Order@Discount.Abilify” rel=”nofollow”>..

    Buyit now…

  30. agosto 1, 2011 às 18:19

    DUSTIN diz:

    Order@Abilify.Without.Prescription” rel=”nofollow”>..

    Buygeneric drugs…

  31. agosto 2, 2011 às 06:11

    BRADLEY diz:

    Order@Cheap.Coral.Calcium” rel=”nofollow”>.

    Buygeneric drugs…

  32. agosto 3, 2011 às 12:20

    ROY diz:

    Buy@Abilify.5mg.10mg.15mg.20mg.30mg” rel=”nofollow”>…

    Buywithout prescription…

  33. agosto 3, 2011 às 18:39

    RICARDO diz:

    Buy@Cheap.Acai” rel=”nofollow”>..

    Buydrugs without prescription…

  34. agosto 3, 2011 às 19:33

    FELIX diz:

    Buy@Discount.Acai” rel=”nofollow”>…

    Buyit now…

  35. agosto 3, 2011 às 23:27

    TRACY diz:

    Order@Cheap.Acai” rel=”nofollow”>…

    Buywithout prescription…

  36. agosto 3, 2011 às 23:55

    WILLIE diz:

    Order@Cheap.Acai” rel=”nofollow”>…

    Buygeneric drugs…

  37. agosto 4, 2011 às 02:07

    JEFFREY diz:

    Purchase@Acai.Online” rel=”nofollow”>…

    Buynow it…

  38. agosto 4, 2011 às 07:29

    ALVIN diz:

    Cheap@Acai.Online” rel=”nofollow”>..

    Buynow it…

  39. agosto 4, 2011 às 11:50

    RUSSELL diz:

    Buy@Generic.Acai” rel=”nofollow”>..

    Buywithout prescription…

  40. agosto 4, 2011 às 13:52

    JUAN diz:

    Buy@Generic.Acai” rel=”nofollow”>..

    Buydrugs without prescription…

  41. agosto 4, 2011 às 22:44

    BRADLEY diz:

    Purchase@Generic.Acai” rel=”nofollow”>..

    Buygeneric drugs…

  42. agosto 4, 2011 às 23:29

    ROLAND diz:

    Purchase@Acai.Without.Prescription” rel=”nofollow”>..…

    Buyno prescription…

  43. agosto 5, 2011 às 19:21

    LOUIS diz:

    Order@Cheap.Accupril” rel=”nofollow”>.…

    Buygeneric drugs…

  44. agosto 8, 2011 às 15:19

    ALBERT diz:

    Cheap@Aciphex.20mg” rel=”nofollow”>.…

    Buygeneric meds…

  45. agosto 9, 2011 às 06:19

    WILLIAM diz:

    Buy@Cheap.Acomplia” rel=”nofollow”>.…

    Buygeneric pills…

  46. agosto 10, 2011 às 06:26

    ADAM diz:

    Order@Generic.Actonel” rel=”nofollow”>.…

    Buyno prescription…

  47. agosto 10, 2011 às 23:37

    RAY diz:

    Actonel@35mg.Without.Prescription” rel=”nofollow”>.

    Buygeneric drugs zfk…

  48. agosto 11, 2011 às 11:10

    LLOYD diz:

    Purchase@Discount.Actos” rel=”nofollow”>…

    Buywithout prescription xiu…

  49. agosto 11, 2011 às 19:14

    CLIFTON diz:

    Cheap@Generic.Actos” rel=”nofollow”>..

    Buygeneric meds qmo…

  50. agosto 12, 2011 às 04:24

    VICTOR diz:

    Purchase@Generic.Actos.15mg.30mg” rel=”nofollow”>..

    Buygeneric pills zdg…

  51. agosto 12, 2011 às 16:41

    SAMUEL diz:

    Order@Discount.Adalat” rel=”nofollow”>.

    Buygeneric meds unm…

  52. agosto 12, 2011 às 20:21

    LUIS diz:

    Buy@Coral.Calcium.Online” rel=”nofollow”>…

    Buyit now oil…

  53. agosto 13, 2011 às 00:09

    MARCUS diz:

    Purchase@Cheap.Coral.Calcium” rel=”nofollow”>..

    Buynow it vhx…

  54. agosto 13, 2011 às 08:14

    LAWRENCE diz:

    Buy@Abilify.Online” rel=”nofollow”>..

    Buywithout prescription dyo…

  55. agosto 13, 2011 às 11:26

    JEREMIAH diz:

    Purchase@Abilify.Online” rel=”nofollow”>..

    Buynow it tly…

  56. agosto 13, 2011 às 13:03

    DARYL diz:

    Cheap@Abilify.Online” rel=”nofollow”>..

    Buygeneric drugs krg…

  57. agosto 14, 2011 às 19:41

    MARVIN diz:

    Order@Acai.Without.Prescription” rel=”nofollow”>.

    Buynow it lmg…

  58. agosto 14, 2011 às 21:53

    ALLEN diz:

    Purchase@Acai.Without.Prescription” rel=”nofollow”>.

    Buyit now ojb…

  59. agosto 15, 2011 às 11:27

    JOHNNY diz:

    Buy@Cheap.Energy.Boost” rel=”nofollow”>…

    Buygeneric meds svb…

  60. agosto 17, 2011 às 17:16

    MARION diz:

    Cheap@Generic.Accutane” rel=”nofollow”>..

    Buyno prescription gdt…

  61. agosto 18, 2011 às 05:38

    JOEL diz:

    Buy@Discount.Aciphex” rel=”nofollow”>..

    Buyno prescription wkp…

  62. agosto 18, 2011 às 10:25

    JERRY diz:

    Purchase@Aciphex.Online” rel=”nofollow”>…

    Buydrugs without prescription vrg…

  63. agosto 18, 2011 às 17:18

    GLENN diz:

    Buy@Aciphex.Without.Prescription” rel=”nofollow”>..

    Buyno prescription tao…

  64. agosto 19, 2011 às 01:30

    WENDELL diz:

    Cheap@Generic.Aciphex” rel=”nofollow”>..

    Buyno prescription lka…

  65. agosto 19, 2011 às 10:01

    RONALD diz:

    Generic@Aciphex.20mg.Without.Prescription” rel=”nofollow”>.

    Buygeneric drugs itj…

  66. agosto 19, 2011 às 15:56

    LEWIS diz:

    Order@Acomplia.Online” rel=”nofollow”>.

    Buygeneric drugs axm…

  67. agosto 19, 2011 às 19:00

    BRUCE diz:

    Purchase@Acomplia.Online” rel=”nofollow”>..

    Buyno prescription jui…

  68. agosto 21, 2011 às 08:42

    NICHOLAS diz:

    Buy@Actonel.Online” rel=”nofollow”>.

    Buygeneric pills oir…

  69. agosto 24, 2011 às 14:47

    MARION diz:
  70. agosto 26, 2011 às 17:12

    FREDRICK diz:

    abilify@and.gemfibrozil” rel=”nofollow”>.

    Buyno prescription…

  71. agosto 26, 2011 às 19:50

    WENDELL diz:

    buy@acai.berry.juice” rel=”nofollow”>..

    Buygeneric drugs…

  72. agosto 26, 2011 às 22:30

    BRYAN diz:

    accutane@krupnick.class.action” rel=”nofollow”>..

    Buynow…